Política de Marketing e Comunicação da Agência TAKUS

1. Objetivo: O objetivo desta política é apresentar diretrizes para o desenvolvimento das diversas atividades que compõem o macroprocesso de Marketing e Comunicação, sendo:

  • (I) Comunicação Interna;
  • (II) Comunicação Digital;
  • (III) Assessoria de Imprensa;
  • (IV) Eventos e Patrocínios;

Assim como para a (V) preservação da marca da Companhia, de forma a permitir a construção, manutenção e fortalecimento de sua imagem e reputação junto aos diversos públicos de interesse.

2. Aplicação: Esta política aplica-se à Agência TAKUS e suas filiais, no Brasil e no exterior, sendo recomendada sua adoção por todas as áreas e colaboradores.

3. Definições:

  • Ações de Comunicação: Toda e qualquer atividade de comunicação realizada no contexto desta política.
  • ASG: Ambiental, Social e Governança, da sigla em inglês ESG.
  • Assessoria de Imprensa: Interface entre a Agência TAKUS e a imprensa, visando desenvolver, manter e ampliar a comunicação com a mídia nacional e internacional.
  • Comunicação Administrativa: Comunicação voltada para dar fluência aos processos e procedimentos administrativos do cotidiano da gestão.
  • Comunicação Interna: Ações de comunicação institucional voltadas para o público interno, com o objetivo de divulgar ideias, estratégias e objetivos do negócio, além de motivar e integrar equipes.
  • Comunicação Digital: Ações de comunicação interna e externa realizadas por canais digitais e/ou em formatos digitais.
  • Eventos: Podem ser internos, voltados para o público interno, ou externos, focados em negócios e relacionamento institucional.
  • Identidade Visual: Conjunto de elementos gráficos que dão identidade à marca da Agência TAKUS.
  • Marca: Representação simbólica da Agência TAKUS, que permite identificá-la de forma única e imediata.
  • Públicos de Interesse: Todos os públicos internos (colaboradores, estagiários, terceiros, etc.) e externos (clientes, parceiros, acionistas, imprensa, etc.) cujos relacionamento e comunicação clara e transparente são estratégicos para a Companhia.

4. Desenvolvimento das Ações de Comunicação:

Todas as ações de comunicação da Agência TAKUS são realizadas no âmbito do macroprocesso de Marketing e Comunicação, considerando as atividades de:

  • (I) Comunicação Interna;
  • (II) Comunicação Digital;
  • (III) Assessoria de Imprensa;
  • (IV) Eventos e Patrocínios.

As ações devem estar alinhadas ao Código de Conduta e aderentes à Política ASG, promovendo e reforçando, junto aos diversos públicos de interesse, o Propósito, a Essência e o Posicionamento de Marca da Agência TAKUS.

5. Diretrizes para Comunicação Interna:

  • Divulgar ideias, estratégias e objetivos do negócio.
  • Motivar e integrar equipes.
  • Utilizar canais de comunicação eficientes para alcançar todos os colaboradores.
  • Manter uma comunicação transparente e constante.

6. Diretrizes para Comunicação Digital:

  • Utilizar canais digitais (site corporativo, redes sociais, etc.) para ações de comunicação interna e externa.
  • Criar conteúdo relevante e de qualidade para fortalecer a presença digital da marca.
  • Monitorar e analisar métricas de desempenho para otimização contínua das estratégias.

7. Diretrizes para Assessoria de Imprensa:

  • Desenvolver e manter uma comunicação eficiente com a mídia nacional e internacional.
  • Produzir conteúdo jornalístico relevante para disseminar conhecimento e especificidades do mercado.
  • Gerir a Comunicação de Crise de forma estratégica.

8. Diretrizes para Eventos e Patrocínios:

  • Planejar e executar eventos internos e externos que promovam a imagem da Companhia.
  • Selecionar patrocínios que estejam alinhados aos valores e objetivos da Agência TAKUS.
  • Garantir que todos os eventos e patrocínios sejam realizados dentro do orçamento anual.

9. Preservação da Marca:

  • Seguir as convenções e orientações do Manual da Marca.
  • Garantir a correta aplicação da identidade visual da Agência TAKUS.
  • Aprovar todas as comunicações que utilizem a marca da Companhia.

10. Considerações Finais:

Todas as contratações para ações de comunicação devem ser avaliadas e firmadas considerando o Código de Conduta e as Políticas internas da Companhia. A análise de qualquer proposta deve considerar a viabilidade orçamentária e a pertinência conforme a estratégia da Agência TAKUS.